belenesdelmundo.com
         
 

Esta coleçäo "batizada "Presépios do Mundo” compõe-se de figuras de barro, cerâmica, porcelana, pedra, vidro, marfim, diferentes tipos de madeira tais como ébano, tília, cedro, jacarandá, oliveira, pau-rosa, espinheiro e de metal, palha, milho, lã, feltro, tecido, papel, serapilheira , massa de pão e de outros materiais, de muitos e variados tamanhos, juntamente com alguns ícones. Trata-se de uma coleção extremamente simples, e não muito grande quando comparada com algumas em que os presépios säo contados por milhares, com autênticas obras de arte adquiridas a preços elevados. Neste caso, o seu valor e originalidade devem-se ao grande número de países representados.

A coleção inclui presépios que vâo desde miniaturas até 30 cm, mas estes são a exceção. De alguns países contém um só exemplar mas de outros contém vários. Há presépios que consistem apenas da Sagrada Família, enquanto outros incluem o portal, os Reis Magos, anjos, pastores, a mula e o boi e outros personagens e animais.

Além disso os presépios refletem as tradições e os costumes dos lugares de onde eles vêm, o que lhes dá um valor artístico agregado. Assim, o portal pode ser representado por uma manjedoura ou caverna na forma tradicional, ou ser substituídos por uma casa de campo laosiana, uma cabana das sanzalas angolanas, um pagode nepalês ou uma yurt mongol. É, em vez de a mula e o boi podem aparecer elefantes, bisontes, lhamas, zebúes, girafas, ou outros animais mais inesperados.

A coleçäo é composta de 460 cópias. Há uma série de países dos quais não tenho presépios, ou porque eu não soube encontra-los, ou onde a devoção ao mistério da Natividade do Senhor é tradicionalmente expressa através de ícones. Esta é a razão porque a coleção contém alguns ícones. E, finalmente, alguns países de difícil acesso dos quais eu não encontrei ainda nenhum presépio ou ícone, são simplesmente representados por fotografías dos presépios expostos no Natal em um dos seus templos. dando assim prova de que os presépios também estão presentes lá No total estão representados 186 países que corresponde a 96% dos 194 reconhecidos como tal pelas Nações Unidas. Faltam portanto, ainda 8, que me esforço para encontrar.

Espero que desfrutem do acesso a este site.

Fernando Pardo de Santayana
fernan1930@yahoo.com

Traduçäo revista e corrigida pelo Sr. Rogelio Tiple
FacebookTwitterMessenger