belenesdelmundo.com
         
 

Meu primeiro presépio

Meu primeiro presépio

Meu primeiro presépio

México – Tijuana – 1991
cerámica
autor: desconhecido

X Fechar

Era uma vez um pequeño presepio mexicano……Assim podería começar a história de como e porquê me tornei coleccionador de presépios.

Sempre senti uma atração especial para os presépios, mas apesar disso, toda a minha atividade neste campo durante muitos anos, limitou-se a montar um presepio bíblico de 60 figuras de barro, com cerca de15 centímetros de altura, além de visitar os mercados de Natal e algumas exposições.

Mas tudo mudou em 1991. Nessa época, eu vivia fora de Espanha e deslocáva-me frequentemente a diversos países. E numa dessas viagens, em San Diego, Califórnia, minha esposa - Elena - foi à cidade fronteiriça de Tijuana, no México e comprou um pequeno presepio: o da fotografía que encabeça estas linhas. E foi assim que me surgiu a idéia de reunir presépios dos países que visitava, a título de recordação. Esta era toda a minha aspiraçao de colecionador.

Mais tarde, ao regressar a Espanha, a Madrid, comprei alguns presépios sulamericanos em lojas à volta da Plaza Mayor, e fiquei animado. E foi através da família, amigos e conhecidos no exterior, que a coleção sofreu um notável impulso que se tornou definitivo quando descobri as enormes possibilidades da Internet, que me permitiu contactar lojas e artesãos de todo o mundo.

Desta forma, o que começou com um pequeno presépio mexicano se tornou numa notável coleção, na qual estão representados numerosos países dos cinco continentes.

Fernando Pardo de Santayana
fernan1930@yahoo.com

Traduçäo revista e corrigida pelo Sr. Rogelio Tiple
FacebookTwitterMessenger